quinta-feira, 8 de maio de 2008

Por Uma Vida Sem Amor

A vida é feita de amor. Bem, se for verdade eu prefiro que ela seja de outro modo. Não há quem possa acreditar nisso vivendo no mundo em que vivemos. Que amor é esse? Onde ele foi parar? Nos tornamos vítimas dessa crença e por isso vivemos desesperados e "surpresos" a cada ato de desamor cometido por aí. O que acontece é que esse tal de amor é um mito criado por seres egocêntricos e eternamente carentes. Quem? Nós mesmos, é claro! Quem tem medo do lobo mau é cínico e se acha tão extraordináriamente bom que despreza qualquer ato cruel, qualquer ato humano. Quem foi que disse que somos os mais puros? Nossas mentes super desenvolvidas que nos tornam "tão" superiores aos outros seres.
Não há amor no comportamento humano. A não ser que a definição de amor seja posse, ciúme, crueldade, egoísmo e por aí vai. Daí uma Isabella voa pela janela e de repente seus pais, supostos assassinos, se tornam os montros mais terríveis de todo o universo. Quanto tempo as pessoas perdem se indignando com isso. Veja bem, não que eu ache que jogar uma criança pela janela seja legal pra caramba, mas quantas coisas semelhantes e até bem piores acontecem TODO DIA no mundo? Muitas. Infinitas. Sempre foi assim e sempre vai ser. Quando você bate no seu filho, quando ignora um pedido de ajuda de uma criança de rua, quando compra sua maconha ou quando joga lixo no chão você demonstra tanto desrespeito e desamor com o próximo quanto quem mata, rouba e blá, blá, blá. Eu não estou sendo radical, apenas realista.
Mas pior que fazer tudo isso, é fazer tudo isso e se aterrorizar quando a crueldade é praticada. Se aterrorizar em si não é ruim, mas querer julgar sem saber o que se passa dentro de sua própria casa é que não é certo. Você pode ser o cidadão mais correto, mais limpo, mais justo e mais amável do planeta e ainda assim será tão errado quanto o resto de nós, porque se você se esforça pra ser o mais perfeito possível, só está dando um jeito de as pessoas te adorarem, admirarem e respeitarem. Ora, isso é ruim? Não sei, mas que é egocentrísmo, isso é. Querer que as pessoas te achem bom o tempo todo é doentio e, infelizmente, humano. A vaidade é, sem dúvida, o pecado favorito do Diabo.
Então, crianças, se vocês não podem amar, sejam pelo menos dignas e se assumam. Todo mundo tem um pouco de culpa por tudo o que acontece no mundo. Egoísmo, vaidade, omissão, corrupção, quaisquer que forem os defeitos que um ser humano pode ter, você também tem. Ou então continuem fingindo indignação sentados no sofá de sua sala em frente à TV confortavelmente. Continuem chorando ao ver no jornal que alguém passa fome enquanto vocês tomam café da manhã de rei. Continuem chocados com a violência de dentro da sua cobertura num bairro de luxo de uma capital qualquer. Continuem indignados com um governo falido dentro de um avião em viagem à Europa. É claro que vocês tem todo o direito de aproveitar o que lhes foi dado graças ao suor de horas initerruptas de trabalho(seu ou dos outros). Ninguém disse que não podem. Mas parem, pelo amor de Deus, Alá, Lucífer ou qualquer que seja a sua crença(ou descrença) que realmente se incomodam com o que acontece mundo afora. Tudo o que fazem é por vocês mesmos e no fundo vocês sabem disso. Nós sabemos. Nós somos humanos. Pelo amor ou pelo descaso precisamos lutar uma vida sem amor. O coração não pensa. E nós pensamos o tempo todo. Então que nós paremos de fingir que o que nos guia é o amor. Seria um insulto muito grande usar esse nome em tudo o que fazemos. Mas continuaremos a usá-lo, afinal criamos o mito e por isso vamos continuar acreditando, mesmo que inutilmente.


Bem, talvez hoje você ache que eu sou uma retardada mal amada. Mas é porque você ainda não descobriu que o amor não existe. Vamos acreditar que o melhor virá para sempre. E mesmo que ele nunca venha, dizem que é assim que é a vida. A tal da eterna busca. Eu, por hoje, prefiro a Sagatiba. :D

Se adivinhar o que talvez possa ser minha maior necessidade, ganha um doce!
;)

4 comentários:

  1. Muito forte esse post. Mas gostei. Embora, confesso, hoje eu acho meio estranho quando as pessoas se revoltam. Acho que é porque há tempos eu já passei do idealismo ao ceticismo, e as barbáries pra mim soam corriqueiras. Acho que eu me surpreenderia se fosse ao contrário. Tu falou muita coisa certa. Há muita realidade, e de uma forma muito crua, no que tu escreveu. Enfim, gostei. Mas, por mais hipócrita que possa parecer, não perca a esperança em qualquer coisa que possa, sei lá, te manter de pé.

    Adorei o blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o amor não exista, pelo contrário, vc sabe o quanto eu fico atrás dessas coisas e tenho certeza q em algum momento de sua vida você vai parar, pensar e perceber, que o amor já existiu pra você e ainda existe. Não falo do amor q eu procuro, aquele amor cinematográfico, mentiroso, falo do amor como sentimento puro e verdadeiro. Vc ja tem isso, nem que seja pelos amigos (ou amigas...eeuheuheuheuh ^^). Espero que você fique bem logo. Te adoro.

    ResponderExcluir
  3. Mas o amor pode chegar
    Iluminar e Colorir!

    rsrsrsrs
    Será que ele sabe nosso endereço?

    Naum importa se vamos amar ou naum
    e pra quê queremos isso tbm?
    Pra sofrer...se descabelar...se trancar em mundo de outra pessoa.
    I sai fora...toh bem sem amar!
    Um dia possa quem sabe eu sinta grande carinho por outra pessoa...
    mas amar? Isso é para sonhadores...

    Amor...meu Deus!
    Amor tinha que ser amor...puro
    longe falsas juras...longe de dor...longe de lágrimas.
    E sinceramente...naum vejo o amor.
    Vejo um clone mal feito!
    Tipo o dvd pirata q seu pai ou o meu comprou
    tipo a nota boa na prova basiada em uma cola
    rsº

    Caraca...naum sei bem o que eu sinto agora
    mas naum é amor...é algo bem melhor
    e mais profundo...

    Pq é puro
    Sem falsas promessas, e ao invés de chorar
    esse amor seca minhas lágrimas e me lembra
    q eu sou capaz de mto mais.

    Pq quem sinto isso?
    Por uma JUBEBA aí...

    Mas naum é amor...
    é algo bem mais profundo.



    Amiga como sempre...vc sabe o que quero dizer!

    ResponderExcluir
  4. Ainda acredito no amor!
    E vc tem razao cometemos pecados capitais todos os dias.

    Bjo.

    ResponderExcluir